O conceito de venda consultiva tem origem na década de 70, mas assim como as necessidades dos clientes, este conceito evoluiu bastante.
A Venda consultiva prioriza as necessidades do cliente, tendo como um ponto importante a compreensão real do momento do cliente e quais as possibilidades de atender, de fato, as suas expectativas e levar o melhor resultado. E para isso é imprescindível um atendimento e acompanhamento individualizado, uma vez que não há fórmulas que funcionem para todo mundo. É preciso avaliar os melhores caminhos a se percorrer.
É evidente que o profissional dedicado à venda consultiva deve, por natureza, saber ouvir seu cliente com atenção e afinar a comunicação evitando gaps que possam prejudicar o andamento do processo.
O diálogo deve ser sincero. Nem sempre a empresa vai ter todas as respostas ou sequer todas as soluções, e é preciso alinhar as expectativas de ambos os lados.
O objetivo do consultor deve ser entender as dores e preferências do cliente para depois avaliar a melhor forma de potencializar o sucesso da solução, e não apenas o “vender por vender”
No setor de seguros e benefícios, o corretor dedicado à venda consultiva, não só se faz presente no momento da venda, mas principalmente na elaboração do plano diretor, ou seja, no projeto completo, com visão 360 graus do negócio, e se mantém presente direta ou indiretamente em todo pós venda, ou seja, na gestão do seguro ou benefícios.
Lembrando que os contratos de seguros e benefícios inevitavelmente serão renovados, então, quanto melhor consultor o corretor for em sua primeira venda consultiva com seu cliente, melhor ele se tornará no momento de renovação, uma vez que durante a jornada do cliente, se bem acompanhada pelo consultor/corretor, trará novas possibilidades e aprendizados que farão com que a parceria seja cada vez mais duradoura e confiável. A Optmix sempre prezou pela qualidade no atendimento desde a venda consultiva mais personalizada possível, passando pelo pós venda, acompanhamento e renovações de contratos com novos levantamentos e soluções que visam manter ou aumentar os benefícios com redução de custos. A prova desta trajetória fiel aos seus clientes se dá no alto índice de retenção, que a o Optmix apresenta nos mais de 20 anos no mercado.